sexta-feira, 22 de julho de 2011

OUÇA NOSSO CONVITE PARA A CONFERÊNCIA EM ÁUDIO

Para baixar o spot da Conferência da Juventude de Barreiras, basta clicar no link abaxo

http://www.4shared.com/audio/1QLU39zt/SPORT_CARRO.html

Fica a sugestão de colocar no celular e assim, colaborar com a divulgação deste importante momento para a juventude!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reunião extraordinária define programação da manhã de sábado

A reunião extraordinária na última quarta-feira, 20 de julho, contou com 18 membros da comissão organizadora, mais dois jovens visitantes e a principal decisão foi a definição da composição das mesas redondas do sábado pela manhã, ficando da seguinte maneira:

MESA REDONDA - Juventude: Democracia, participação e desenvolvimento nacional / Conselho Municipal de Juventude
Coordenadora: VILENE (PODER PÚBLICO)
Debatedora do primeiro tema: PAULA VIELMO (SOCIEDADE CIVIL)
Debatedor do segundo tema: JOÃO FELIPE LACERDA (PODER PÚBLICO)

MESA REDONDA - Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 / Plano Estadual de Juventude / Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude
Coordenador: WESLEY DOS SANTOS (SOCIEDADE CIVIL)
Debatedor do primeiro tema: REPRESENTANTE DA SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE
Debatedor sobre o Plano Estadual de Juventude: JUREMAR OLIVEIRA (Presidente do Conselho Estadual de Juventude)
Debatedora do segundo tema: CLEILDES MARQUES DE SANTANA (PROFª DA UFBA) e a DEPUTADA ESTADUAL KELLY MAGALHÃES

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA: REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (20/07/2011)

Aos vinte dias do mês de julho de dois mil e onze, às dezoito horas e dez minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se extraordinariamente a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros da sociedade civil e poder público, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) aprovação da programação da Conferência.  Iniciou-se com informes de João Felipe sobre o material gráfico já entregue (crachás, certificados, bloquinho, fichas dos lanches e almoço), bem como modelo da pasta; informou que o Secretário Otoniel não autorizou os dois mil reais (R$2.000,00) para o pagamento dos grupos culturais devido a gastos com outras cinco conferências e o Secretário sugeriu priorizar os grupos culturais a fazerem um trabalho voluntário; que convidou o referido Secretário para a reunião mas o mesmo não pode estar presente; informou sobre a vinda de um representante da Secretaria Nacional da Juventude, bem como fornecimento de material teórico pela Secretaria Nacional da Juventude. Dagmar informou sobre a realização da Conferência de Assistência Social no sábado, vinte e três (23) de julho a partir das oito horas no Hotel Solar. Em seguida, Paula fez a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada com ressalva pelos presentes. Dando continuidade, houve a leitura da proposta de programação feita pela subcomissão de programação, sendo aprovado que terá composição da mesa, seguida da execução do Hino de Barreiras com a letra exposta em data show e acompanhamento da Filarmônica de Barreiras. Abriu-se discussão sobre a quantidade de membros para compor a primeira mesa redonda, seguido da votação: 1) dois debatedores (10 votos); 2) três debatedores (06 votos), havendo uma abstenção. Assim, ficaram como debatedores Paula Vielmo, João Felipe Lacerda e Vilene (Poder Público) como mediadora. Cada debatedor (a) terá dez minutos para exposição. A metodologia do debate, aprovada por unanimidade, será com blocos de cinco perguntas com recolhimento dos crachás e devolução dos mesmos após a intervenção. Na discussão sobre a segunda mesa redonda, estabeleceu-se Wesley Santos (sociedade civil) como mediador e houve a seguinte votação posterior a discussão: 1) quatro debatedores e estender a mesa até 12h30 (10 votos); 2) dois debatedores (nenhum voto); 3) três debatedores com oito minutos de fala cada um (04 votos), havendo três abstenções. Amanda Santos (sociedade civil) se retirou às 19h15 devido a outro compromisso. Abriu-se para votação em relação aos nomes de debatedores, tendo as seguintes propostas: 1) Representante da Secretaria Nacional, representante do Conselho Estadual, Deputada Estadual Kelly Magalhães e Professora Cleildes (UFBA) (12 votos); 2) Representante da Secretaria Nacional, Deputada Estadual Kelly Magalhães, Professora Cleildes (UFBA) e advogado Delbo Augusto (03 votos), havendo duas abstenções. Em relação as Rodas de Diálogos, deliberou-se por solicitar dez salas do Colégio Marcos Freire no caso do IFBA não disponibilizar as salas. George se retirou às 19h35 por motivos de trabalho e Mona às 19h37 devido a outra reunião. Abriu-se discussão sobre material complementar para as Rodas de Diálogos, que foi interrompido às 19h45 devido a chegada de Eliano, representante do Poder Público (Câmara Municipal), que visivelmente alcoolizado, tumultuou a reunião, adentrando a sala, gritando e agredindo os presentes, que aos poucos foram se retirando e a reunião foi encerrada às 19h50 por falta de quorum. Em tempo, registre-se que o referido Eliano questionou sobre a verba para a conferência e acusou de lavagem de dinheiro alegando não ser “laranja” e direcionando as acusações à pessoa de João Felipe, presidente da Comissão Organizadora da Conferência. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, relatora da comissão, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e demais presentes.

 Aprovada em 26/07/2011

ATA DA SEXTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA SEXTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (18/07/2011)

Aos dezoito dias do mês de julho de dois mil e onze, às dezoito horas e vinte minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros da sociedade civil e poder público, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) apresentação e aprovação das demandas apresentadas pelas comissões; 2) o que houver; 3) agendamento da próxima reunião.  Iniciou-se com informes de João Felipe sobre o recebimento dos cartazes e filipetas, observando que mesmo com a discussão sobre retirada do brasão do município não foi possível porque o fotolito já havia sido feito e é o item mais caro do material gráfico; que ele e Paula elaboraram demandas das comissões e encaminhou por e-mail. Confirmou a disponibilidade de três ônibus para o transporte; que o secretário Otoniel autorizou o almoço e os três lanches; que as fichas da alimentação e os blocos já foram confeccionados via patrocínio da Gráfica União; que o som já foi contratado e o dono patrocinará a vinheta a ser gravada pela comissão de divulgação; que resta verificar a disponibilidade do data show do IFBA. Maria Helena informou que não fechou as atrações culturais porque não teve retorno de João Felipe sobre o pagamento dos grupos. Daniel Barreto informou que o data show e telão podem ser solicitados do CONDEMA e esclareceu que assume a partir desta data a vaga da BIOESTE como titular, ficando Igor Monteiro como suplente. Dando seguimento a pauta, Rosilainy apresentou a proposta de credenciamento, na qual será preciso doze pessoas para essa tarefa e apresentou o modelo da ficha de inscrição, aprovado por consenso, havendo uma abstenção. João Felipe sugeriu enviar a ficha com antecedência para os grupos de jovens preencherem e agilizar o credenciamento, o que foi acatado pelos presentes. Iniciou-se discussão a respeito da proposta de programação com os nomes que debateriam e coordenariam as mesas, e nesse momento Gledson fez intervenção reivindicando que a programação não fosse aprovada antes que toda a subcomissão de programação conhecesse a proposta e pudesse propor, haja vista que ele como membros desconhecia a proposta apresentada. Após discussão e esclarecimentos, encaminhou-se as seguintes propostas: 1) aprovar a programação com nomes hoje (03 votos); 2) reunião da comissão de programação amanhã e reunião extraordinária da comissão organizadora na quarta-feira (12 votos), tendo uma abstenção. Assim, haverá reunião da comissão de programação na terça-feira (19/07) às dezesseis horas (16h) na Secretaria de Ação Social e reunião extraordinária da Comissão Organizadora na quarta-feira (20/07) às 18h no mesmo local. João Felipe se retirou por motivos de estudo e deixou a presidência da reunião com Dagmar. Em seguida, Maria Helena apresentou a proposta de cultura, estando confirmados o DJ Drumm, MC Sandrinho, os grafiteiros Lázaro e Grilo Arts gratuitamente desde que seus nomes saiam no folder do evento; o Projovem que é programa governamental; faltando definir grupos que cobraram, a saber: Cia Teatrando cobrou cem reais (R$100,00) para cobrir os custos da apresentação e a Banda Remanescentes cobrou setecentos reais (R$700,00) a ser negociado pelo coordenador de cultura, Bosco Fernandes. Ela ainda informou da disponibilidade de grupos de dança afro do Mucambo e indígena da Tribo Kiriri. Houve intensa discussão sobre a necessidade de valorizar a cultura local também através de pagamento do trabalho dos grupos, sendo deliberado por consenso levar a proposta para o secretário de Ação Social de disponibilizar a quantia de dois mil reais (R$2.000,00) a ser rateada igualmente entre todos os grupos que se apresentarem na conferência. Fez-se a divisão do material de divulgação entre todas e todos os presentes. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, relatora da comissão, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e demais presentes.

PRESENTES:
- Alessandra (PODER PÚBLICO)
- Amanda Santos (SOCIEDADE CIVIL)
- Arthur (SOCIEDADE CIVIL)
- Dagmar Santana (PODER PÚBLICO)
- Daniel Melo Barreto (SOCIEDADE CIVIL)
- Fabrício (visitante)
- Gledson dos Anjos (SOCIEDADE CIVIL)
- Iraci  Virgínia Gomes(SOCIEDADE CIVIL)
- João Felipe Lacerda (PODER PÚBLICO)
- Laerte de Souza (PODER PÚBLICO)
- Maria Helena Leite (PODER PÚBLICO)
- Mona Lee Castro (SOCIEDADE CIVIL)
- Paula Vielmo (SOCIEDADE CIVIL)
- Ramon Sousa (SOCIEDADE CIVIL)
- Rosilainy Santos (SOCIEDADE CIVIL)

APROVADA NA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 20 DE JULHO DE 2011, COM RESSALVAS.

ATA DA QUINTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA QUINTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (14/07/2011)

Aos quatorze dias do mês de julho de dois mil e onze às dezoito horas e vinte e cinco minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se a comissão organizadora da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros do Poder Público (executivo e legislativo) e sociedade civil, para discutir sobre a seguinte pauta: 1) Apresentação e aprovação das demandas apresentadas pelas comissões; 2) O que houver; 3) Agendamento da próxima reunião. Iniciou-se com informes. João Felipe informou que a arte gráfica já foi feita pela comissão e o material autorizado a ser confeccionado, imediatamente 1000 cartazes e 5000 filipetas; que enviou convite para a Secretaria Nacional de Juventude e já recebeu confirmação da vinda de um representante (sem nome definido). Dagmar informou que haverá a Conferência Municipal de Assistência Social no dia 23/07 a partir das 8h no Hotel Solar. George informou que esteve na Conferência Territorial do Idoso em Riachão das Neves e convidou para participarem da Conferência da Juventude de Barreiras. Eliano justificou as ausências nas reuniões anteriores pelo fato de estudar a noite. Após informe de João Felipe de que seriam confeccionados mil cartazes para o evento, houve discussão em virtude de decisão anterior de ser trezentos. Dessa maneira após discussão votou-se nas seguintes propostas: 1) 1000 cartazes (02 votos); 2) 300 cartazes (13 votos), havendo 03 abstenções. Abriu-se discussão em relação a utilização das logos do governo municipal e da gestão da Câmara, em contraposição a utilização do brasão oficial do município, votando-se nas seguintes propostas: 1) utilizar a logo do Governo, da Câmara e nome Juventude Organizada de Barreiras (10 votos); 2) utilizar o brasão do município e a frase Juventude Organizada de Barreiras (06 votos). Dando seguimento, discutiu-se sobre modificar a cor da camiseta, havendo as seguintes propostas: 1) modificar para a cor laranja (11 votos); 2) manter a cor preta (02 votos) e 01 abstenção. Maria Helena solicitou incluir o nome dos grupos culturais no folder para divulgar o trabalho dos mesmos, o que foi acatado por unanimidade. Abriu-se discussão e votação sobre como identificar o pessoal de apoio da conferência, havendo as propostas: 1) camiseta branca (06 votos); 2) crachá (07 votos). Mona entrou na comissão de alimentação e Eliano comprometeu-se em conseguir café da manhã para os participantes da conferência nos dias 30 e 31 de julho. Aprovou-se por unanimidade incluir bloco de anotações na pasta, desde que seja sem custos. A discussão foi permeada pela necessidade de economizar nos custos da conferência. A comissão de divulgação/mobilização apresentou a proposta de faixa que foi aprovada por consenso e Maria Helena informou que conseguiu o patrocínio de três faixas grafitadas. Finalizou-se a deliberação de que as atas serão enviadas por e-mail e a próxima reunião será no dia 18/07 no mesmo local e horário. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, relatora da comissão, lavrei a presente ata que após lida e aprovada, será assinada por mim e demais presentes.

Aprovada em 26/07/2011

ATA DA QUARTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA QUARTA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (07/07/2011)

Aos sete dias do mês de julho de dois mil e onze, às dezoito horas e vinte e cinco minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros da sociedade civil e poder público. Iniciou-se com informes de João Felipe de que a Conferência Regional da Juventude será no dia 10 de setembro de 2011 e que fez contato com representantes do Conselho Nacional de Juventude convidado para a conferência municipal. Em seguida, Dagmar informou da Pré-conferência de assistência Social no dia 14 de julho no IFBA e que o secretário municipal de Assistência Social, Otoniel Teixeira, não esteve presente na reunião devido estar na distribuição de leite no Parque de Exposição. Paula justificou a ausência de Amanda Santos por motivo de viagem a serviço da Cáritas. Em seguida aprovou-se a pauta: 1) apresentação e votação das demandas das comissões; 2) próxima reunião; 3) o que ocorrer. Iniciou-se a apresentação das demandas das comissões pela comissão de programação. Após a leitura da programação, houve polêmica e discussão em torno da composição da mesa, pela quantidade de integrantes (nove). Em seguida, fez-se as seguintes sugestões que foram aprovadas por unanimidade: ter almoço ao invés de lanche; fazer a junção das temáticas da Mesa 1 (Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional) e Mesa 3 (Conselho Municipal de Juventude); Mesa 2 (Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015) e Mesa 4 (Articulação e integração das Políticas Pública para a Juventude) e trocar a nomenclatura Grupos de Discussão para Rodas de Diálogo (proposto por Paula) e disponibilizar antes da abertura do evento DJ, Rappers, trazendo os elementos do Hip-Hop para a Conferência (proposto por Maria Helena). Em relação a composição da mesa, houve duas propostas: 1) manter os nove membros com três minutos de fala cada um (07 votos); 2) organizar a fala por segmento presente na mesa (05 votos). Nesse momento, Lurdes falo sobre a logo da Conferência e reabriu-se debate sobre algumas alterações na mesma. Após discussão, houve consenso em alterar a logo escurecendo a letra /J/ e cortando o skate da terceira imagem dando ideia de uma figura feminina, com duas abstenções. Fez-se a apresentação da proposta de divulgação e mobilização, sendo aprovada sem alterações. Discutiu-se sobre a necessidade de providenciar a demanda para o credenciamento e finalizou-se com a deliberação da próxima reunião para o dia 14 de julho no mesmo horário e local. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, relatora da comissão, lavrei a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e demais presentes.

Aprovada em 26/07/2011

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA TERCEIRAREUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE(27/06/2011)

Aos vinte e sete dias do mês de junho de dois mil e onze às dezoito horas e vinte minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se a comissão organizadora da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros do Poder Público (executivo e legislativo) e sociedade civil, para discutir sobre a seguinte pauta: 1) Leitura e aprovação das atas das reuniões dos dias 10 e 15 de junho; 2) Apresentação e aprovação das logomarcas da Conferência Municipal; 3) Aprovação da faixa da exposição; 4) Reestruturação das Comissões e apresentação das atividades a serem realizadas;
5) Agendamento da próxima reunião;  Iniciou-se com alguns informes por parte de João Felipe confirmando o auditório do IFBA e o recreio coberto, mas não disponibilizaram as 06 (seis) salas de aulas porque haverá aula no horário da conferência. Ficou-se de verificar junto a direção do IFBA a possibilidade de usar alguns espaços abertos para as discussões em grupos. Em seguida João Felipe leu a ata da primeira reunião e Paula da reunião anterior, sendo ambas aprovadas pelos presentes conforme lidas. Dando seguimento, houve apresentação de propostas de logo por Lurdes, Paula e João Felipe. Heber apresentou ideia de formar as letras inicias de “Conferência Municipal de Juventude” - CMJ com formas de jovens, o que foi aceito pelos presentes. Após intenso debate, votou-se nas seguintes propostas:  1) Aprovação da logo agora (nenhum voto); 2) Aprovação da logo por e-mail com prazo de 24h para (10 votos) e duas abstenções. A junção de propostas com sombras das figuras no formato das  letras CMJ será feito por Lurdes. Em seguida houve discussão e votação sobre o material da faixa, tendo proposta única de a faixa ser impressa, obtendo 10 votos contra 02 abstenções. Em relação as demandas das comissões, encaminhou-se que a Divulgação/ mobilização deve trazer exemplos para divulgação na próxima reunião; a Programação deve se reunir  e propor as mesas e palestrantes; Credenciamento e alimentação também devem apresentar as demandas e será disponibilizado transporte através de agendamento prévio. Finalizou-se com a deliberação de que todas as comissões trazerem as propostas e ações para serem aprovadas na próxima reunião que acontecerá no dia 07/07 as 18h com local a confirmar. João Felipe passou ao término um recado do secretário de Ação Social, Otoniel Teixeira de que o mesmo prontificou-se em participar das próximas reuniões. Em tempo, informou que não há orçamento para as conferencias municipais e manter-se-a como tem sido feito, solicitando e liberando as demandas. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, lavrei a presente ata que após lida e aprovada, será assinada por mim e demais presentes.

Aprovada em 26/07/2011

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (15/06/2011)

Aos quinze dias do mês de junho de dois mil e onze às dezenove horas e vinte minutos, no auditório da Escola Municipal de Informática em Barreiras-Bahia, reuniu-se a comissão organizadora da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, composta por membros do Poder Público (executivo e legislativo) e sociedade civil, para discutir sobre a seguinte pauta: Leitura e aprovação da ata anterior; apresentação do material de divulgação: modelos de faixas, panfletos, vinhetas, logo, etc; levantamento das demandas e organização das comissões e agendamento da próxima reunião. Iniciou-se com alguns informes por parte de João Felipe sobre o envio de solicitação do auditório do IFBA (antigo CEFET), 06 (seis) salas e o recreio coberto, confirmação do presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia, Juremar, na nossa conferência e leitura do Decreto Nº. 045, de 13 de junho de 2011, que  “Convoca a II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude”. Em seguida, fez-se uma rodada de apresentação e deliberou-se por quem iria relatar os encontros, sendo escolhida Paula Vielmo para a função. Entrando na pauta, a leitura e aprovação da ata anterior feita por Rosilainy de Oliveira ficou para a próxima reunião por não estar impressa, sendo que a mesma também prontificou-se em enviar a ata por e-mail. Foram apresentadas propostas de logo por João Felipe, mas os presentes deliberaram pela não aprovação nesta data, com doze votos a dois, ficando para a próxima reunião para que mais propostas sejam apresentadas. Abriu-se discussão sobre a confecção das faixas, sendo apresentadas três propostas: 1) aprovação da faixa nesta data (10 votos); 2)aprovação da faixa na próxima reunião (nenhum voto); 3) aprovação da faixa por e-mail até uma data estipulada (02 votos), tendo havido duas abstenções. Em seguida, João Felipe apresentou algumas propostas de faixas, as quais foram indagadas por Paula Vielmo pela necessidade de ter uma frase mais chamativa para a juventude e após aprovação da construção de uma frase e faixa imediatamente, para ser exposta na exposição, foram apresentadas as seguintes propostas de frases: 1) Jovem, você está satisfeito? Então, participe! (nenhum voto); 2) Não seja jovem do futuro, seja jovem do presente! (nenhum voto); 3) Juventude!!! Você tem sede de quê? (nenhum voto); 4) É preciso saber viver...participe! (01 voto); 5) O que querem os jovens? Você tem voz, participe! (02 votos); 6) Juventude, mostre sua cara! (08 votos); 7) O que você quer jovem? Use sua voz! (03 votos). Em seguida, deliberou-se sobre a confecção da faixa, tendo duas propostas: 1) impressa (02 votos); 2) grafitada (13 votos), ficando Maria Helena responsável por contactar grafiteiros que farão o trabalho sem custos. Aprovou-se ainda a proposta de Maria Helena das pastas e crachás serem produzidos pelas mulheres do projeto “Colméia”. Em seguida, fez-se o levantamento e a divisão  das demandas por grupos: TRANSPORTE – Ronaldo; ALIMENTAÇÃO: Gregori, Ana Maria, Edna, Vilene, Eliano; INFRAESTRUTURA (DECORAÇÃO, SONOPLASTIA, PRIMEIROS SOCORROS): Lurdinha, George, Aquiles, Dagmar; MOBILIZAÇÃO/ DIVULGAÇÃO: Paula, Amanda, Alessandra; CREDENCIAMENTO: Rose, Simone; CULTURA: Ramon, Helena, Alessandra, Elano; PROGRAMAÇÃO: João Felipe, Gledson, Iraci. Houve questionamentos e debate acerca do orçamento da conferencia que não foi estipulado e finalizou-se a reunião com a deliberação do próximo encontro no dia 27 de junho das 18h às 20h. Nada mais havendo a tratar, eu, Paula Vielmo, relatora da Comissão Organizadora, lavrei a presente ata que após lida e aprovada, será assinada por mim e demais presentes.


PRESENTES: 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Organização da Conferência a todo vapor!

Após seis reuniões realizadas semanalmente, faltam 11 dias para darmos início aos debates que serão travados na 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.

A Comissão Organizadora, composta por 24 membros - 12 do Poder Público e 12 da Sociedade Civíl - se subdividiu em comissões internas para dar agilidade à organização.

Nesta quarta-feira, 20/07 acontece às 18h00 na Escola Municipal de Informática uma reunião extraordinária para definir a PROGRAMAÇÃO da Conferência.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Junte sua galera e agende o transporte!

Para garantir o deslocamento de grupos até o local da Conferência, que será no Campus do IFBA em Barreiras, a comissão organizadora disponibilizará ÔNIBUS!

Todas as tribos, juntem sua galera e agende o busão! Para isso, envie um e-mail para: politicaspublicas.juventude@gmail.com OU barreirasjovem@gmail.com OU ligue 3613-9760

Etapa Municipal de Barreiras acontece dias 30 e 31 de julho no IFBA (antigo CEFET)

A Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude acontece nos dias 30 e 31 de julho, marcando um final de semana super importante para as juventudes de Barreiras.

A conferência será no campus do IFBA, antigo CEFET, das 8h às 18h de sábado (30) e das 8h às 12h de domingo (31), com almoço garantido no sábado.

A programação foi pensada por uma juventude diversa, que busca garantir o debate através das Mesas Redondas e Rodas de Diálogos sobre os eixos da conferência e as diversas temáticas que os compõem.

JOVEM, MOSTRE A SUA CARA!
Nos vemos na Conferência! :)

Conheça o TEXTO BASE da conferência

Texto Base da 2ª Conferência Nacional de Juventude


Após intenso trabalho coletivo, chega às mãos de vocês a versão oficial do texto base para ser amplamente divulgado em todas as nossas redes, fóruns, conselhos e outros espaços que estão participando desse rico momento de debate entre o governo e a sociedade civil.

O texto base é o instrumento fundamental para deflagrar o conjunto de debates em torno do tema da juventude no processo das conferências preparatórias 2ª Conferência Nacional de Juventude. Esperamos que, através das contribuições recolhidas nas etapas preparatórias e eletivas da Conferência, consigamos enriquecer o texto que chegará à etapa nacional no período de 9 a 12 de dezembro.

Contamos com vocês para uma ampla divulgação!!!


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE (10/06/2011)

Aos dez dias do mês de junho de dois mil e onze, no auditório da Escola Municipal de Informática, reuniram-se a comissão da juventude composta pela representação do poder público e sociedade civil com o objetivo de discutir sobre a II Conferência Municipal de Juventude. Iniciou-se com apresentação de todos os presentes na reunião, em seguida, João Felipe falou da importância de não promover o partidarismo na organização da conferência, leu a pauta da reunião e iniciou a discussão da data da conferência. Logo em seguida, a Irmã Iraci propôs os dias 21 e 22 de agosto para execução da conferência, sucedida pela sugestão de (cor de rosa) de distribuir panfletos na Exposição Agropecuária para mobilização social e divulgação da conferência. Dando continuidade, João Felipe informou as datas em que o os conselheiros do Conselho Estadual da Juventude estão disponíveis para participar da II Conferência Municipal, que são 13, 14, 21, 23 e 24 de julho e comentou a necessidade de estarem presentes no evento. A seguir, a Irmã Iraci lançou a proposta de trabalharmos nas comunidades com o material da conferência. E voltando a discutir a data, Rosilainy justificou a impossibilidade de a conferência ocorrer entre os dias 21, 22 e 23 de julho devido a realização, durante estes dias, do Fórum Estudantil de Formação Política. Helena comentou os prazos para realização da conferência e que todos podem articular seus horários para estudar antecipadamente o material da mesma. Retornando para a proposta da Irmã Iraci, João Felipe falou que seria complicado fomentar o estudo nos bairros uma vez que todos têm suas obrigações profissionais inviabilizando a boa organização de tal ato.  Adiante, George relatou que os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) já se encontram em serviço com a comunidade local. A Irmã Iraci enfatizou o fato de a sociedade civil não dispor de tempo organizar o evento durante a semana e então João Felipe propôs o dia 30 de julho (sábado). Paula Vielmo concordou com a data, porém, sugeriu que fosse realizada em dois dias para oportunizar discussões internas e plenária final, ocorrendo assim nos dias 30 e 31 de julho. Gledson propôs diminuir as formalidades da abertura e que a conferência acontecesse durante um dia e meio. Diante das propostas, foi aberta a votação e a ultima proposta foi eleita por dez votos, ficando assim definida a data 30 e 31 de julho. Logo após, Rosilainy fomentou a discussão do local. Houve sugestões para que seja realizada no auditório do IFBA (antigo CEFET), CETEP e Colégio Estadual Antonio Geraldo. Após as defesas e discussões, o IFBA foi eleito em primeiro lugar e Colégio Estadual Antonio Geraldo em segundo, ficando flexível a sua definição diante da solicitação de disponibilização do espaço. Em prosseguimento, João Felipe fez a leitura do decreto de convocação da conferência acrescentando a data definida na reunião. Após a leitura, foram levantadas propostas para a pauta da próxima reunião, onde Rosilainy colocou a importância de definir as demandas e as comissões internas que organizarão o evento. Várias pessoas propuseram adiantar as atividades de divulgação e ficou acordado que na próxima reunião apresentassem sugestões para tal atividade. Discutiu-se a importância de eleger suplentes para os representantes das comissões da sociedade civil e poder público, porém, levantou-se a proposta de encaminhar um representante em casos de ausência do titular e a mesma foi aprovado por unanimidade. Finalizou-se com a definição coletiva da próxima reunião para quarta-feira (15/06) as 19h00min na Escola Municipal de Informática tendo como pauta Leitura e aprovação desta ata, apresentação de sugestão do material de divulgação (modelos de faixas, panfletos, vinhetas, logomarcas e etc) levantamento da demandas, organização das comissões e agendamento da próxima reunião. Nada mais havendo a tratar, eu, Rosilainy Cristina Santos de Oliveira, lavrei a presente ata que após lida e aprovada, será assinada. Barreiras, 10 de junho de 2011.

PRESENTES: 


Decreto de convocação da etapa municipal da Conferência da Juventude


DECRETO Nº. 045, DE 13 DE JUNHO DE 2011.

“Convoca a II Conferência Municipal de Políticas
Públicas de Juventude”


A PREFEITA MUNICIPAL DE BARREIRAS, Estado da Bahia, no uso da atribuição que lhe confere a Lei Orgânica do Município,

DECRETA:

Art. 1º- Fica convocada a Etapa Municipal da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, a ser coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social, por intermédio do (a) representante da mesma.

Art. 2º - A Etapa Municipal é parte integrante, preparatória e eletiva da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, e será realizada na cidade de Barreiras- Bahia, no período de 30 a 31 de julho de 2011.

Art. 3º - A Etapa Municipal da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em conformidade com o Regimento da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, traz como lema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos e os debates deverão se organizar em torno de três grandes eixos:

1. Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
2. Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015;
3. Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude.

Art. 4º- A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude será presidida pelo representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social.

Art. 5º - A Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social elaborará e fará publicar, no Diário Oficial do Município de Barreiras, o cronograma da Etapa Municipal da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, bem como seu Regimento Interno.

Parágrafo único - O Regimento Interno disporá sobre a organização e o funcionamento da Etapa Municipal, inclusive sobre o processo de escolha de seus delegados, e estará em total conformidade com o estabelecido pelo Regimento, pelo Decreto e pelas demais normas da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.

Art. 5º - As despesas com a realização do evento correrão à conta dos recursos da Prefeitura Municipal de Barreiras.

Art. 6º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Jusmari Oliveira
Prefeita Municipal

Publicado no DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO - Edição 1193 de 13 de junho de 2011