quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O QUE A JUVENTUDE DE BARREIRAS QUER

A juventude presente no auditório do IFBA durante os dias 30 e 31 de julho, lotando os espaços de discussão estava ávida por ser ouvida, o que ficou expresso nas diversas intervenções na mesa de abertura, das mesas redondas, das rodas de diálogos e principalmente da plenária final.

Para quem imaginou que haveria esvaziamento no domingo, foi surpreendente verificar que a juventude GOSTA DE PARTICIPAR, o que falta são espaços de participação!

Confira abaixo as deliberações da plénária final, ou seja, as propostas aprovadas pela juventude:

1.      Juventude e Educação

·         Incluir a Constituição Federal como conteúdo integrante do currículo escolar, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

·         Criar espaços obrigatórios nas escolas para as expressões culturais.

·         Inserção de equipes multiprofissionais nas escolas, como: Assistentes Sociais e Psicólogos, ambos com formação e/ou especialização na educação.

·         Criar currículo específico para educação no campo, com formação específica para professoras (es), priorizando quem mora no campo;

·         Criação de bibliotecas equipadas, com acervo constantemente atualizado e bibliotecário;

·         Capacitação das/dos profissionais da educação para a educação inclusiva;

·         Garantir a criação e o funcionamento em todas as escolas de salas multifuncionais e melhoria das existentes.

2.      Juventude e Trabalho

·         Efetivar verdadeiramente a política do Projovem em todas as suas modalidades;

·         Destinação de 10% da receita líquida do município para a criação do Fundo Municipal de Juventude;

·       Qualificação da Mão de obra voltada para os jovens como parcerias com órgãos públicos e privados;

·         Qualificar os jovens pertencentes à zona rural, através da implantação de escolas técnicas voltadas para agricultura familiar. Cursos esses agroflorestais, agroecologia e ecoturismo

·         Incentivar a criação de cooperativas entre os jovens;

·         Maior contratação de profissionais de Serviço Social para que se abra um leque maior de vagas para estagiários, já que a demanda do município é muito ampla de Instituições que dispõe do curso em questão. Sendo também efetivada uma Lei que seja obrigatória o recebimento destes acadêmicos por parte dos profissionais e, que sejam feitos sempre novos convênios entre as empresas públicas e privadas, instituições de ensino;

·         Abrir um incentivo por parte do Poder público com relação ao primeiro emprego;

·         Parcerias com as associações de bairro para abertura de cursos de curta duração, por exemplo – padeiro, encanador, pedreiro, marceneiro, auxiliar administrativo, jardinagem etc;

·         Implantar nas escolas, práticas sócio-educativas voltados para os jovens em situação de risco através de planos e projetos voltados para o trabalho;

·         Efetivação de programas de inclusão digital;

·         Fiscalização envolvendo trabalho e estágio juvenil de acordo com a CLT;

·         Ressocialização e inserção de jovens ex-detentos garantindo seu acesso ao mercado de trabalho;


3.      Juventude, cultura e comunicação

·         Garantir a participação de forma remunerada dos grupos locais em eventos do município e da região;
·         Promover mostras e oficinas culturais nos bairros, voltadas para a juventude;
·         Criação de Lei Municipal que vise fundar, capacitar e manter centros de cultura de cunho educativo, artístico e recreativo (com salas de ensaio, salas de oficinas, salas de exposições e apresentações) dividido em núcles localizados nos bairros;
·         Implantação de cursos de artes cênicas;
·         Defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
·         Incentivar a utilização de softwares livres bem como a capacitação de profissionais nos estabelecimentos municipais;
·         Criação de Escolas de Informática nos bairros;
·         Implantação do Projeto Escola Aberta (Projeto do Governo Federal);
·         Abertura de espaços para os jovens nos meios de comunicação de massa.


4.      Juventude, cidade, campo e comunidades tradicionais

1.      Juventude da Cidade
1.1  Praças e quadras poliesportivas em áreas periféricas.
1.2  Oficinas Culturais: criar espaços onde possa haver a interação social e desenvolvimento de atividades culturais como: dança, canto, leitura etc.
1.3  Cursos Profissionalizantes, fazendo com que o jovem possa obter uma renda com essa capacitação.
1.4  Biblioteca publica em áreas periféricas.
1.5  Reativação e manutenção do museu.
1.6  Exigir a oferta de cursos de capacitação profissionais pelas indústrias/empresas que se instalam no município, com garantia de 50% da contratação de jovens como política de primeiro emprego;

2.      Juventude do Campo
2.1  Ensino de qualidade fundamental e médio/ensino regular (não a distância).
2.2  Ensino técnico e superior voltado para realidade local.
2.3  Criação de espaços públicos para o lazer.
2.4  Turismo de base local: buscando benefícios para os povos da comunidade, voltado para a sustentabilidade.
2.5  Bibliotecas na comunidade, com oficinas de leitura.
2.6  Acesso a tecnologia (celular, internet, etc).

3.      Juventude de Comunidades Tradicionais
3.1  Criações museu da memória.


5.      Juventude, saúde e drogas

·         Criação de centro municipal de reabilitação para jovens dependentes químicos;
·         Mais projetos sociais para socialização dos dependentes químicos;
·         Realização de Audiências Públicas para discussão da legalização das drogas;
·         Criação de projetos de capacitação para os jovens;
·         Campanhas de esclarecimento do uso das drogas lícitas e ilícitas;
·         Fiscalização das vendas de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos;
·         Criação e efetivação de projetos, que envolvam esporte e lazer;
·         Políticas públicas de saúde para os jovens em relação a outras doenças: DST’S, depressão, obesidade, anorexia, bulimia e etc.
·         Programas de conscientização dos pais sobre educação sexual para que orientem os filhos.


6.      Juventude, esporte, lazer e tempo livre
1.      Ampliação dos Jogos Estudantis de Barreiras.
2.      Reforma e Manutenção dos Equipamentos públicos da prática de Esporte e lazer.
3.      Criação de Equipamentos esportivos como piscina, ginásio... de utilização pública com profissionais capacitados.
4.      Construção, implantação e efetivação do projeto: Praça da juventude. Principalmente em locais onde não existem priorizando os bairros periféricos.
5.      Aumentar o Tempo para a prática de Esportes na grade curricular.
6.      Diversificação das modalidades esportivas nas escolas.
7.      Criação de Equipamentos para modalidades esportivas alternativas.
8.      Criação e/ou adaptação de equipamentos esportivos para pessoas com necessidades especiais.
9.      Estimulo do Município para atrações de shoppings, teatros para a cidade. (incentivos fiscais)
10.  Exigência do cumprimento integral da lei da Meia entrada para Barreiras;
11.  Regulamentar a exigência da comprovação estudantil nas empresas que promovem eventos artísticos, culturais...

7.      Juventude e meio ambiente.
      Maior aporte de informação e transparência nos estudos divulgados sobre o Tálio.
      Participação da comunidade Jovem e barreirense, nas decisões tomadas a respeito do Tálio.
      Esclarecimento a população sobre os danos que podem ser causados a mesma com relação a extração do Tálio e as possíveis contaminações do solo e da água por este minério.
      A implantação de políticas de Educação Ambiental efetivas de acordo com a política dos três R’s (Reduzir; Reciclar e Reutilizar);
      Estudo dos impactos Socioeconômicos e Ambientais com as famílias que vivem no lixão municipal;
      Estudo dos impactos socioeconômicos que serão gerados paras as Cooperativas de Catadores e catadores individuais com a instalação da usina de incineração;
      Impactos gerados pala poluição do Ar pela usina de incineração.
      Que se crie dentro da Guarda Municipal de Barreiras uma divisão ambiental para fiscalizar os rios do Município, instituindo assim a Guarda Municipal Ambiental;
      Proibição de instalação de incineradoras;
      Implantação de usinas de compostagem e reciclagem articulada com a lei da coleta seletiva;
      Implantação da coleta seletiva englobando as duas cooperativas existentes no municipio;
      Fiscalizar o uso das áreas de proteção ambiental;
      A proibição da pesca predatória do Surubim, num prazo de 2(dois) anos no município pra que este possa se restabelecer nos rios de Barreiras.

8.      Juventude e transporte público
·         Regularização e moralização do transporte coletivo público via realização de licitação; exigindo que as empresas de ônibus construam e dêem manutenção nos pontos de ônibus, adequando para abrigar seus usuários;
·        
·         Fim do monopólio do setor de transporte coletivo público por poucas empresas;

·         Redução dos lucros dos empresários e ampliação dos direitos da juventude/estudante;

·         Aprovação da Lei de meia Passagem inter-municipal e inter-estadual;

·         Aprovação de uma nova Lei de Meia passagem municipal que atenda as reais necessidades das/dos jovens/estudantes;

·         Criação de Conselhos de transporte estadual e Municipal com caráter consultivo e deliberativo com plenos poderes;

·         Aumento da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiências;

·         Recarga e catracas eletrônicas;
·         Regularização das vias públicas com calçadas padronizadas, para garantir a acessibilidade dos portadores;
·         Fim do pagamento da taxa das carteirinhas do transporte emitido ATCB;
·         Que as carteiras estudantis sejam confeccionadas por entidades representativas;

9.  Juventude, respeito à diversidade, direitos humanos e segurança
·         Requerer a distribuição do kit de combate à homofobia nas escolas e nas organizações não-governamentais; empresas,...

·         Criação de uma Política contra violência dentro das escolas (Bullying), assim como discriminação aos índios, estrangeiros, negros, portadores de necessidades especiais e entre outros;

·         Apoio às atividades promovidas pelos grupos/coletivos LGBTTS, de mulheres e de negras (os);

·         Desarquivamento e aprovação do PL 122 – Lei de Combate a Homofobia;

·         Implantação de Polícia Comunitária com projetos sócio-educativos para aumentar o respeito aos direitos humanos;

·         Implantação do Projeto Segundo Tempo;

·         Investigação e punição nos casos de violências praticadas por policiais contra jovens negros, pobres e LGBTTS...

·         Implementação efetiva do ensino história da África nas escolas, bem como a criação de programas e projetos sociais e de saúde em comunidades tradicionais;

·         Políticas públicas de permanência da população negra nas universidades;

·         Políticas públicas de ação afirmativa pró-inserção da população negra no mercado de trabalho;

·         Contra a redução da maioridade penal;

·         Efetivação do exercício de um Estado e educação laico;


10.  Juventude e participação

·         Realizar debates trimestrais nas escolas públicas sobre temas de interesse da juventude e que abordem as políticas públicas;

·         Propor na Câmara Municipal de vereadores que os horários das sessões favorecem a ampla participação da sociedade, sobretudo das/dos jovens havendo rotatividade de dias e horários;

·         Prestação de contas dos trabalhos dos representantes políticos executivos e legislativos, através de Portais da Transparência;

·         Incentivar a criação de Grêmios Estudantis e não permitir que as esferas institucionais o façam;

·         Criar o Conselho Municipal de Juventude com caráter consultivo e deliberativo e a Secretaria Municipal de Juventude;

·         Implementar o Parlamento Jovem na Câmara Municipal.

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